Trabalho de Conservação

INSTITUTO RUBENS GERCHMAN

PROCESSO DE HIGIENIZAÇÃO

Trabalho de Conservação

O trabalho de conservação tem como objetivo manter a integridade física das obras de arte, mantendo-as resguardadas de agentes agressores que possam causar danos, como a poeira do ambiente, eventuais excrementos de insetos, controle de temperatura e umidade, etc.

No caso da coleção do Instituto Rubens Gerchman, composta por elementos com características físicas e materiais muito distintos, muitas vezes lado a lado em uma mesma obra, foi necessário um processo de higienização específico para cada técnica, utilizando de diversos materiais conjugados entre si. Do mesmo modo, o acondicionamento foi pensado de acordo com as especificidades de cada tipologia de objetos, e muitas vezes confeccionado sob medida para determinadas obras.

No período de abril de 2012 a maio de 2013 foi higienizado e acondicionado todo o acervo de obras de arte do Instituto Rubens Gerchman, entre obras em papel, tela, assemblages e objetos tridimensionais, além do material de trabalho do artista, pincéis, pigmentos, tubos de tinta, etc.

 

Vivi em muitas cidades. Elas me trazem imagens desordenadas, desprovidas de cronologia. São para mim como mapas abertos. Todas, porém, de enorme importância na confecção de minha obra.

Compartilhar